Pós Modernismo

O pós-modernismo foi um movimento artístico multilateral que se originou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em resposta à chamada Terceira Revolução Industrial. Diz-se um movimento multilateral pois as reflexões que surgiram destes marcos alcançaram várias expressões artísticas, como as artes plásticas, a literatura e o cinema.


Muitas foram as questões e os pesares que surgiram neste período: a (ir)relevância do indivíduo perante o Estado; a substituição da mão-de-obra humana pelas máquinas; a automatização dos processos; a padronização dos produtos; o incentivo ao consumo excessivo de produtos, serviços e padrões - pelos meios de comunicação -; além dos resquícios das tantas perdas trazidas pela Guerra.


Obra: Girl With Hair Ribbon, 1965, por Roy Lichtenstein

Neste contexto, surgem os artistas plásticos pós-modernos. Através de movimentos como a “pop art”, artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Jean-Michel Basquiat contestavam questões como a massificação da produção, a mecanização das indústrias, a mercantilização das imagens das celebridades, a existência de abismos raciais e de classe e a hipocrisia dos estereótipos. As obras pós-modernas são marcadas pela imprecisão estética, pela pluralidade de técnicas e materiais, pela busca por identidade, pelo hiper-realismo e, sobretudo, pela carga crítica, tendo ganhado destaque técnicas como a serigrafia, o pontilhismo, o grafite e a colagem.


As obras pós-modernas foram e são, até hoje, referência para muitos outros artistas, e o movimento pós-modernista deixou um legado social que provoca reflexões ainda muito atuais.

Informações de Contato

Whatsapp ArteRestauro.br

Formas de Pagamento

Parcelamos em até 10x no Cartão

Cartões de Crédito ArteRestauro

Cadastre seu E-mail

Receba nossas novidades

© 2019 por Arterestauro.br

PCAM Galeria e Consultoria de Artes EIRELI · CNPJ: 36.341.079/0001-61 · adm@arterestauro.com.br · Brasil 
Rua Capivari 215 - Sala 11 - CEP 01.246-020 - Pacaembu - SP