Inovação nas Artes Plásticas


O Renascimento, 1450 – 1600, foi um período de inovações técnicas e sociais. Nas artes plásticas é o período onde as pinturas com profundidade e perspectiva se concretizam, fazendo dos artistas estudiosos de ótica. Uma das inovações técnicas, veio dos países baixos, a invenção da tinta a óleo.

Os Flamengos começaram a usar óleo para misturar os pigmentos e fazer a tinta, enquanto na Itália ainda usava-se a gema de ovo como ligante para os pigmentos na produção da


tinta tempera. A pintura com tinta a óleo permite efeitos mais sofisticados, esta espalhou-se rapidamente pela Europa.


A outra inovação que queremos destacar, é uma inovação social, o chamado vernissage (hoje conhecido como o evento de abertura de uma exposição), inicia-se como prática no mesmo período também na Europa: A tinta a óleo tem sua secagem mais demorada do que a tempera, com isto os artistas aprontavam suas obras e as deixavam secando. Quando estivessem secas ou na ocasião de terem sido vendidas, os mesmos reuniam os amigos festejando com vinho o envernizamento das pinturas. O vernissage continua um momento importante para o artista e sua comunidade.


NESTE NATAL DÊ UMA OBRA DE ARTE E DEIXE UM PATRIMÔNIO PARA QUEM VOCÊ AMA. www.arterestauro.com.br