Como pendurar um quadro na parede?

Você finalmente comprou aquele quadro lindo no qual você estava de olho há tempos! Mas onde e como pendurá-lo?


A princípio, esta pode parecer uma pergunta boba. Mas, pensando bem, você sabe como expor um quadro? É o tipo de coisa que a gente não aprende até precisar, né?


A primeira coisa a ser considerada é o lugar em que o quadro será exposto. Escolha um ambiente que harmonize com a obra, considerando seu tamanho, cores, formas e a mensagem e as sensações pretendidas. Se sua ideia for avivar um ambiente neutro que já te parece sem graça, ouse pendurar um quadro colorido! Agora, se o seu intuito for trazer sofisticação a um ambiente de trabalho, busque um quadro que se comunique com a paleta de cores do ambiente e que não tome inteiramente a atenção dos funcionários – ninguém quer se distrair na hora de trabalhar.


É importante considerar também os aspectos físicos da parede na qual você pretende pendurar o quadro. Evite superfícies que fiquem expostas ao sol, pois a luz solar pode mudar características da obra e até mesmo acelerar sua deterioração. Além disso, garanta que a parede não tem problemas de umidade, pois além de comprometer a fixação, a umidade pode contaminar a obra e alterar sua composição, levando inclusive à proliferação de fungos e mofos. Se você não dispuser de uma parede totalmente seca para expor seu quadro, uma ideia é colocar pequenos retalhos de feltro nos cantos do quadro para que a obra não fique em contato direto com a parede úmida. Caso opte por este truque, confira periodicamente se os retalhos precisam ser trocados.


É muito importante o cuidado ao manusear o quadro. Garanta que as mãos de todos que irão tocá-lo estejam limpas e livres de qualquer componente que possa manchá-lo. E se a obra for muito grande, não corra riscos: chame alguém para te ajudar. Garanto que você não vai querer expor um quadro com marcas de tombo.


A posição do quadro em relação à parede nem sempre deverá ser totalmente centralizada. Isto porque a colocação dos elementos deve obedecer à harmonia do ambiente antes de qualquer regra métrica, ou seja, se o ambiente fica mais equilibrado com o quadro levemente à direita ou à esquerda do centro da parede, é justamente ali que ele deve ser pendurado, portanto mantenha-se atento ao que te dizem suas intuições.


Quanto à situação do quadro na parede, lembre-se de que ele deve ser pendurado de forma que seu centro coincida com a altura do olhar de uma pessoa média (1,70m). Se necessário, mova os elementos de lugar até encontrar a configuração que você mais aprecie. Para quadros pendurados acima de sofás ou qualquer outro tipo de assento acostado à parede, busque assegurar que ninguém irá encostar ou bater a cabeça na obra: posicione-a aproximadamente 20cm acima da altura da cabeça de uma pessoa de 1,80m, sentada.


Depois de escolher o espaço onde o quadro será fixado, você pode utilizar um lápis para delinear suas extremidades – assim você saberá onde fixar os pregos ou parafusos e poderá facilmente apagar as marcações depois. Não precisa riscar sua parede toda, apenas faça algumas linhas suficientes para delimitar o perímetro do quadro, para que você tenha ideia do tamanho, da posição e, principalmente, se ele estará reto – não tem nada que perturbe mais a visão do que quadro torto, não é mesmo?


Há diversos métodos que podem ser utilizados para fixar um quadro na parede. Os mais comuns são pregos e parafusos. Se optar por pregos, prefira os de aço: são mais resistentes e não enferrujam. Se preferir parafusos, lembre-se de que furos muito largos podem deixar a bucha solta na parede e atrapalhar a fixação. Por isso, ao furar a parede, procure começar com uma broca menor e aumente conforme seja necessário.


Não quer ou não pode danificar a estrutura da parede do seu ambiente? Calma que tem saída! Existem fitas adesivas dupla face fortes o bastante para fixar objetos na parede, até mesmo quadros maiores. Mas caso seja essa a sua opção, não economize na fita: se a embalagem informa que a fita aguenta até 3kg, não significa que um pedaço de 10cm fixará sozinho um quadro de 50cm x 50cm. Coloque fita em toda a borda que entrará em contato com a parede. E seja certeiro ao posicionar o quadro com a fita aplicada, pois uma vez que ela grudar na parede, remover este quadro não será fácil!


Por fim, lembre-se que cada obra, cada espectador e cada ambiente são únicos, o que significa que as regras podem e devem ser fluidas. A função principal do quadro no ambiente deve ser, juntamente com a composição harmônica com os demais elementos, agradar àqueles que o frequentam. Por isso, uma vez que você entender as condições do ambiente, seus principais espectadores e a finalidade da obra, será muito mais fácil encontrar o melhor método, dentre os que listamos acima, para pendurar o seu lindíssimo quadro!